Prefácio – Intercâmbio Cultural

“Quando decidi ir para um intercâmbio nos Estados Unidos, não fazia ideia de que estava elaborando uma trajetória que marcaria minha vida. Regressando da viagem, mergulhei neste universo, onde me encontro até hoje. Mais de trinta anos se passaram.

Nestes anos, encaminhei mais de 20 mil estudantes brasileiros para o exterior, principalmente para os Estados Unidos e Canadá, onde coleciono até hoje, além de aprendizado, magnificas historias, depoimentos de jovens, pais, pessoas que, como eu, se emocionaram e se emocionam até hoje ao relatar as experiências vividas no exterior.

Entre erros e acertos, hoje tenho a certeza de que quanto mais bem informado se embarca para uma experiência deste tipo, melhor será o aproveitamento. E justamente por esta certeza decidi aceitar o convite para escrever este livro, onde procuro de maneira simples e prática responder às principais dúvidas de quem pretende fazer intercâmbio um dia ou já está de malas prontas.

Há questões objetivas e outras cuja resposta é bem pessoal. Recomendo a leitura aos pais, cuja importância é crucial para adaptação do jovem ao exterior, e dediquei um capitulo a eles.

Espero que a leitura ajude a todos a aproveitar ainda mais a experiência única de mudar de país, de família, de escola e de comunidade por um tempo! ”